Microsoft e TomTom Lançam Assistente de Voz Inteligente para Carros

IA para carros

Imagine não apenas cantarolar junto com uma música no seu carro, mas efetivamente conversar com ele, dando comandos de voz que são prontamente atendidos.

Esta realidade, outrora parte de filmes de ficção científica, está cada vez mais próxima graças à parceria entre a gigante da tecnologia Microsoft e a especialista em GPS holandesa, TomTom.

A Parceria Inovadora

A TomTom, conhecida por suas soluções avançadas de GPS, uniu forças com a Microsoft para desenvolver e lançar um assistente automotivo revolucionário, alimentado por Inteligência Artificial (IA).

Este assistente promete transformar a experiência de dirigir, oferecendo uma interação de voz sofisticada e natural, que vai além de simples comandos, envolvendo uma comunicação mais fluente e intuitiva com o motorista.

Funcionalidades Avançadas

O assistente, fruto desta colaboração, não se limitará a tarefas básicas.

Ele será capaz de realizar uma variedade de funções, desde navegar e encontrar paradas estratégicas ao longo de uma rota até controlar sistemas de bordo e outras funções do veículo, como abrir janelas enquanto o condutor mantém o foco na estrada.

Isso representa um salto significativo em termos de carro com inteligência artificial, onde a segurança e a comodidade se encontram para oferecer uma experiência de condução sem precedentes.

Tecnologia de Ponta

Por trás dessa inovação está a expertise da Microsoft em grandes modelos de linguagem da OpenAI, dona do ChatGPT, entre outros produtos de ponta.

A combinação desses recursos com um conjunto robusto de APIs para aplicativos de IA coloca essa parceria na vanguarda do desenvolvimento tecnológico automotivo.

A TomTom planeja dar uma prévia dessa tecnologia revolucionária em janeiro, durante a feira de tecnologia CES 2024 em Las Vegas, um evento que promete ser um marco na indústria automotiva.

Um Olhar para o Futuro

Vale ressaltar que a integração da IA generativa em carros não é uma novidade absoluta.

Em junho de 2023, a Mercedes anunciou um programa beta que incorporou o ChatGPT em milhares de seus veículos selecionados.

A montadora também tem planos de revelar uma nova versão do seu assistente virtual, alimentado por IA, na CES 2024.

Isso demonstra uma tendência crescente e um futuro onde a IA em automóveis será uma característica comum, melhorando não apenas a funcionalidade dos veículos, mas também a segurança e a experiência geral do usuário.

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Pinterest
Reddit

Álvaro Mendonça

Natural de Goiânia e empreendedor digital desde 2019, escreve sobre marketing digital e inovações tecnológicas que facilitem a rotina de outros empreendedores e entusiastas da área.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta